Caixa Econômica: dados para configuração de boleto
Configurar os dados do seu boleto bancário da Caixa Econômica no ERP, é bem simples! E para isso, basta verificar com o banco as condições para emissão de boleto.
📌 É necessário ter acesso a alguns dados fornecidos pelo banco ou instituição financeira para configurar esta forma de pagamento.
Preparamos este tutorial completo de Como configurar os dados do boleto Caixa. Onde você vai conferir:
- Como cadastrar uma nova forma de pagamento
- Como preencher os dados do boleto corretamente
- A explicação de cada campo obrigatório
Acompanhe a seguir:
⚠️ ️Observação: Todos os dados de cadastro apresentados neste tutorial são de carácter fictício!
1. No menu principal, do lado esquerdo do sistema, selecione a opção Financeiro;
2. Em seguida, vá em Opções Auxiliares, seguido por Formas de Pagamento;
3. Na parte superior da tela ‘Listar formas de pagamento’, clique no botão ‘Adicionar’, para criar uma nova forma de pagamento;
4. Em seguida, na tela ‘Adicionar forma de pagamento’ preencha os dados:
- Em ‘Nome’ sugerimos que insira “Boleto Caixa”;
- Escolha a ‘Conta bancária’ que os lançamentos financeiros serão vinculados.
- Informe se a forma de pagamento estará ‘Disponível em’ contas a pagar, contas a receber ou em ambos;
- Recomendamos que no campo ‘Confirmação automática’, você selecione a opção “Nunca confirmar automático”;
- Informe o ‘Número máximo de parcelas’;
- Habilite se essa forma de pagamento estará ‘Disponível no PDV’ balcão;
- Selecione a modalidade ‘'Boleto Bancário”.
- No campo ‘Gerar Boleto’ selecione “SIM”, para habilitar o campo ‘Instituição Financeira’.
- E em ‘Instituição financeira’ selecione ‘‘Caixa Econômica”.
5. A seguir o sistema irá solicitar alguns dados para a emissão do boleto.
⚠️ Sugerimos que você entre em contato com seu gerente bancário ou instituição financeira para preencher corretamente essas informações.
- Em ‘CNAB’ você deve informar o padrão “FEBRABAN CNAB 400” ou “CNAB 240”, para enviar (remessa) e receber (retorno).
⚠️ Vale lembrar que ao inserir o código ‘CNAB 240’ é habilitado os campos “Versão do layout” e “Ambiente”. - No campo ‘Carteira’ você deve informar o código adotado para identificar as características dos títulos dentro das modalidades de cobrança existentes no banco.
- Já em ‘Agência/DV’ e ‘Conta/DV’ você deve informar o código da agência e a conta de vinculação do beneficiário.
- Em ‘Código cedente/DV’ você informa o código do beneficiário de vinculação da conta.
- Nos campos ‘Juros de multa (%)’ e ‘Juros de mora (%)’ informe o valor de multa cobrados pelo atraso no pagamento do boleto.
- Em ‘Dias de juros’ indique o número de dias decorrentes após a data de vencimento para inicialização do processo de cobrança de juros.
- Já no campo ‘Aceite’ indique se o Pagador (quem recebeu o boleto) aceitou o boleto, ou seja, se ele assinou o documento de cobrança que originou o boleto.
O padrão é usar “Não” neste campo, pois nesse caso não é necessário a autorização do Pagador para protestar o título.
Se escolher Sim, o Beneficiário (quem emite o boleto) precisará de algum documento onde o Pagador reconhece a dívida para poder protestar o título. - Em ‘Espécie DOC’ informe o tipo de documento, conforme padrão FEBRABAN. Sugerimos utilizar a opção “Duplicata Mercantil”.
- No campo ‘Protestar’ indique se o boleto será protestado automaticamente.
- Já em ‘Dias de protesto/Baixa ou devolução’ você deve indicar o número de dias decorrentes após a data de vencimento para inicialização do processo de cobrança via protesto, baixa ou devolução.
- No campo ‘Último boleto’ insira a numeração do último boleto que você emitiu, pois o sistema irá gerar uma sequência a partir deste número.
Os campos ‘Versão do layout’ e ‘Ambiente’ são exibidos ao selecionar o CNAB 240. Neles você informa o número da versão do layout do arquivo e do lote, e o ambiente em que os boletos serão emitidos: homologação ou produção.
6. Em seguida, o sistema permite inserir ‘Mensagens de instruções’, ‘Local de pagamento impresso no boleto’ e ‘Demonstrativos’.
7. Por fim, clique em “cadastrar”.
8. Ao finalizar o cadastro, o sistema exibe uma mensagem de confirmação, na parte superior da tela.
Pronto!
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